10 dicas para quem quer se tornar um Fotógrafo Profissional
Compartilhe
Você tem desejo de se tornar um fotógrafo profissional, mas não sabe por onde começar? Nós da EPICS iremos passar dez dicas para iniciar a sua carreira como Fotógrafo!
1 – Qualidade é mais importante que quantidade
Você não precisa ter todas as câmeras, lentes e acessórios que estão disponíveis no mercado. Quantidade não é sinônimo de qualidade. Conheça seu equipamento, se familiarize com ele, saiba como explorá-lo ao máximo e faça a diferença, independentemente de modelo ou marca. Ao passo que os trabalhos forem surgindo, a possibilidade de você conseguir adquirir novos equipamentos é maior.
2 – Aprenda a fotografar no modo manual
Se você quer se tornar um fotografo profissional é necessário deixar alguns costumes de comodidade de lado. Fotografar no modo automático é um deles. Deixar a câmera no modo automático significa dar ao equipamento o poder de decidir como a foto será feita, mas o seu equipamento não é tão inteligente quanto você. Esteja sempre no controle, use o modo manual para definir a intensidade da iluminação e a cor que será usada em um determinado ambiente. Esteja na direção!
3 – Aprenda sempre
Aprender nunca é demais. Leia bastante. Explore a internet. Há cursos gratuitos disponíveis em diversos sites e dicas fundamentais sobre fotografia em blogs e canais no Youtube. Leia, assista, anote e pratique!
Leia: 3 FORMAS DE APRENDER FOTOGRAFIA EM CASA
4 – Você precisa de um portfólio
Passar confiança para um cliente, seja uma noiva ou dono de empresa, é sempre fundamental. Por isso, tenha um bom portfólio. Selecione as melhores imagens, crie uma apresentação para enviar aos seus clientes. Caso você ainda não tenha trabalhos para apresentar, converse com amigos ou conhecidos sobre a possibilidade de você cobrir o casamento ou evento deles. Se o casal de amigos não for se casar, convide-os para um ensaio!
Veja também: 7 EQUIPAMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NA MOCHILA DO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL
5 – Seja tudo ao mesmo tempo
No começo da sua carreira como fotógrafo, você não terá pessoas responsáveis por atendimento ao cliente, organização de contratos, orçamentos e agendas. Por isso, seja tudo isso você mesmo. Aprenda como atender seu cliente e conquistá-lo, como criar e organizar seus contratos e orçamentos e crie agendas virtuais. Se você não é tão acostumado com as agendas eletrônicas, tenha sempre uma de papel junto com você. A organização e determinação no começo da carreira permitirá que você consiga distribuir as funções no futuro.
6 – Seja paciente e compreensível
Iniciar um negócio significa saber ser paciente. Ninguém nasce sabendo fotografar ou administrar uma empresa. Você escolheu ser dono do seu próprio negócio e precisa aprender a passar pelas turbulências da profissão. Não avalie seu negócio a curto prazo. Pode levar tempo para que tudo dê certo. Se programe, aprenda com os erros e acerte na próxima!
7 – Pergunte sempre
Busque sempre aprender com pessoas que vivem o seu sonho, ou seja: fotógrafos profissionais. Converse ou tire dúvidas pessoalmente, envie e-mails, se disponha para acompanhar um fotógrafo em um casamento ou ensaio, mesmo que não receba dinheiro por isso. É necessário ter oportunidades no começo de qualquer empreitada.
8 – Tenha sempre boas referências
Acompanhe o trabalho dos profissionais que você admira. Analise ensaios, observe a direção de modelos, de casais, a distribuição de objetos, a composição de cenário, a aplicação de cor e luz, o resultado final da edição. Julgue o trabalho, busque os defeitos. É necessário ter a tese e a antítese para criarmos a síntese de algo. Mas lembre-se: usar uma foto ou ensaio de um fotógrafo como referência não significa copiá-lo, mas sim se inspirar para conseguir criar sua própria identidade na fotografia.
9 – Identidade visual
Se importe com a sua própria imagem: tenha seu trabalho sempre disponível para as pessoas, seja por meio de uma conta no Tumblr ou Flickr, uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. Tenha um logomarca conceitual que defina seu estilo de trabalho; crie um cartão de visita que passe toda informação sobre seu trabalho e ande sempre com um punhado deles para entregar as pessoas. Não se esqueça que o boca a boca faz toda a diferença.
10 – Se destaque e seja criativo
Seja diferente para conseguir se destacar. Saia do “mais do mesmo”. Busque novas técnicas, novos projetos, novas formas de fotografar e esteja sempre um passo a frente de seus concorrentes.
O que achou? Comente abaixo!
Compartilhe